Clube de Arq. em Visita por Briteiros


 

O Clube de Arqueologia de Briteiros visitou Museu da Cultura Castreja e a Citânia de Briteiros.
No início da manhã do dia 20 de Março, o grupo deslocou-se, em primeiro lugar, ao Museu da Cultura Castreja onde, através de uma visita guiada, os alunos puderam, por um lado, perceber a importância de Martins Sarmento para a arqueologia local, regional, nacional e até internacional e, por outro lado, observar diferentes coleções arqueológicas provenientes da Citânia de Briteiros bem como outro tipo de espólio pessoal de Martins Sarmento.
De seguida, através de uma das rotas da citânia, os alunos realizaram uma caminhada em direção à Citânia de Briteiros. Aí, novamente guiados pelo Dr. Gonçalo, ouviram as explicações sobre os principais aspetos caracterizadores deste importante povoado do noroeste peninsular. Os alunos colocaram questões, tiraram dúvidas e procederam a registos escritos e fotográficos. 
Esta visita proporcionou aos alunos, estimular a tomada de consciência para a grande importância do património histórico, arqueológico e paisagístico local, permitindo também estabelecer contactos com agentes responsáveis pelo património arqueológico de Briteiros.