Guião didáctico para professores da exposição "um olhar sobre a Pré-História do Espichel"
O guião educativo da exposição "Um olhar sobre a Pré-História do Espichel", organizada Centro Português de Geo-História e Pré-História e pelo MNA é uma ferramenmta educativa para professorse e alunos.
O guião está organizado, tendo em linha de conta, uma forte componente visual com recursos a imagens que iluestram os conteúdos da exposição. Sugere um percurso de visita e faz a separação clara doponto de vista científico para parte da exposição relacionada com Paleonotologia da parte da Arqueologia. No guião existe ainda um pequeno glossário com termos científicos.
Este guião serve para ser usada em situação de sala de aula para prepapração da visiat à exposiçã no MNA, no âmbito dos Clubes de Arqueologia e pode também pode ser utilizado na visita à própria exposição.
Exposição "Um olhar sobre a Pré-História do Espichel"
Foi inaugurada no dia 15 de Setembro uma nova exposição no MNA denominada "Um olhar sobre a Pré-História do Espichel". Esta exposição organizada Centro Português de Geo-História e Pré-História e pelo MNA estará patente ao público até Janeiro de 2012.
A exposição foi pensada, sobretudo, para um público escolar e tem como principal objectivo transmitir as reais diferenças entre a Paleontologia e a Arqueologia. Pretende dar a conhecer a evolução paleontológica e a ocupação humana durante a Pré-História no cabo Espichel.
O projecto museológico adopta um discurso, marcadamente didáctico, suportado pelo acervo do Centro Português de Geo-História e Pré-História e pelos elementos gráficos e audiovisuais produzidos para esta exposição.
Para além da experiência visual e auditiva, pretende-se criar igualmente, uma experiência sensorial através do toque, de modo a dar também, ao visitante, uma dimensão material e de proximidade ao património arqueológico por forma que este aprenda pela descoberta de uma forma intuitiva com esta viagem até ao passado mais remoto do Cabo Espichel, até agora descoberto.
Nesta exposição o visitante não é convidado só a ver, mas sobretudo a tocar, ver e compreender. Para além das vitrinas com os testemunhos do passado paleontológico e arqueológico da zona do Cabo Espichel, o visitante é convidado a tocar em fósseis e em objectos de pedra. Com esta experiência sensorial pretende-se que o visitante, não veja mais uma exposição, mas sobretudo toque e sinta os objectos do passado.
O visitante é convidado a conhecer o Espichel dos dinossauros e o Espichel do Homem, para assim compreender os seres que aí viveram no passado geológico, e o homem que depois ocupa o seu lugar durante a Pré-História, bem como as transformações geológicas que o lugar sofreu ao longo de milhões de anos.