O que é um Biface?

 

O Biface era o instrumento lítico pré-histórico mais característico do Acheulense europeu, embora tenha uma cronologia mais longa, nomeadamente no Paleolítico Médio.

O “faz-tudo” no dizer de Leite Vasconcelos é na verdade um instrumento polivalente para usar na mão, próprio de caçacores-recolectores do Paleolítico Inferior (complexo Acheulense), que desconheciam ainda a técnica do encabamento. O biface é também a mais duradoura e a mais universal ferramenta humana, sendo uma das raras de que não se conhecem paralelos etnográficos.

Um biface é constituído por uma zona apontada ou ogival, gumes cortantes laterais e uma base aproximadamente arredondada. Existem bifaces de várias formas (circulares, triangulares, elípticos) sendo que, os mais comuns apresentam uma morfologia amendoada. . O seu tamanho médio oscila entre 8 e 15 centímetros, embora os haja maiores e menores.

Ao longo de toda a sua existência (desde há cerca de um milhão e meio de anos em África e quinhentos a seiscentos mil anos da Europa, até há cerca de cem mil anos), os bifaces evoluíram de formas arcaicas (ditas abevilenses) até formas muito evoluídas (ditas micoquenses).


biface1

Biface
Nº de inventário: 2007.55.1
Código da Estação: 2349
Cronologia: Paleolítico Inferior - Acheulense Médio
Local: Monte Famaco. Vila Velha de Ródão. Castelo Branco


biface2
Biface micoquense
Nº de inventário: 2001.58.1
Código da Estação: MNA 1482
Cronologia: Paleolítico Inferior (Acheulense Final – Micoquense)
Local: Milharós, Alpiarça

biface3
Biface micoquense
Nº de inventário: 2001.58.6
Código da Estação: MNA 1482
Cronologia: Paleolítico Inferior (Acheulense Final – Micoquense)
Local: Milharós, Alpiarça